sábado, novembro 20, 2004

Gilberto Gil viu pra crer!

Hoje, 20 de novembro de 2004, foi um dia histórico.

bom... pelo menos pra mim.

Gilberto Gil, que, na qualidade de ministro da Cultura, está encabeçando o projeto Pontos de Cultura, pagou pra ver se os softwares livres de gravação e edição de audio e video estavam com qualidade suficiente para suprir a demanda de centenas de pontos espalhados no Brasil que utilizarão software livre para produzir músicas, videos e tudo mais.

Não que ele duvidasse, mas como pessoa inteligente que é, tinha que ver com os próprios olhos para poder sair por aí falando para todo mundo que ia colocar software livre para produção multimidia. E isso não é a toa. Não faltam pessoas que, sem o menor conhecimento, afirmam com facilidade que não existem softwares livres de qualidade para esse fim.

((parentêses))
o projeto Pontos de Cultura prevê convênios entre o Ministério da Cultura e pontos culturais espalhados no Brasil que receberão, além de uma verba semestral, um kit de produção multimídia, rodando inteiramente em software livre.

além disso, esses pontos estarão conectados entre si pela internet e compartilharão suas produções culturais atraves de uma rede p2p.
((fim do parênteses))

Lá fomos nós, responsáveis pela parte digital desse projeto. Marcamos um estúdio na Vila Madalena e recebemos o ministro para uma apresentação dos softwares de áudio e video. Cris Scabello cuidou da parte principal: a música. Mostrou o Ardour, o Rezound, Freebirth, e outros.. muito bom. O Gil curtiu muito.

Depois eu mostrei os softs de video (cinelerra e kino). E aí veio a hora H: " Gil, queriamos te convidar agora para gravar uma musica aqui em software livre".

E foi!. "Maquina de Ritmo" está aí. Baixe aqui! (reparem nele falando "pode usar (a música)" no final. Tá liberada!)

Eh isso aí!!!

Leo,,


Um comentário:

Anônimo disse...

Ae!!! Di fudê, maninho..

Pode por a 1ª que o carro já tá ligado..