quarta-feira, julho 12, 2006

Osasco dia 1

1o dia

Muita chuva de manhã fez com que as pessoas atrasassem muito para chegar. Já havia umas 10 pessoas quando chegamos de manhã cedo, mas só próximo do meio dia que mais gente apareceu.

Pela primeira vez no ano não tivemos a atividade de integração com o IPF. Quanto tinha gente suficiente já estava em cima da hora do almoço.

Depois do almoço fomos para o auditório, quebramos o formato platéia x palco e começamos a roda de apresentação.

Me apresentei e apresentei os objetivos do encontro. Falei de como vai funcionar a dinâmica das oficinas e todas as pessoas se apresentaram.

Argentino controlando o som e fazendo pequenas intervenções sonoras com um tecladinho sampler e o telão ligado mixando imagens de duas câmeras, mais fotos e vídeos.

No fim da apresentação começou naturalmente um debate sobre a cultura digital. "o que é metareciclagem?", "como trabalhar com a molecada dos telecentros que só querem saber de msn e orkut?". E por aí foi. Cultura Livre, remix, cultura não é sabonete, conhecimento livre, software livre, wikipedia, etc...

O papo rolou com Vjzaigem por cima, fotos de metarec, mimosas, converse, estudiolivre e wikipedia no telão. Eu falando bastante, algumas pessoas participando, textos rodando no telão...

Pausa pro café, voltamos e eu puxo o debate. Não quero mais falar, agora é com vocês. Silêncio, pessoal calado. Seguro o desconforto por mais tempo... Alguem fala. A coisa começa. Devagar. Puxo Robson da Tainã e falo pra ele contar como as coisas andam por lá. Como o digital transformou as coisas por lá. Ele fala empolgado.

Depois demora pra alguem falar. Pessoas tímidas. Uma pessoa puxa um debate sobre como lidar com os adolescentes que escrevem com linguajar de mensageiro instantâneo. A conversa se estende mais do que devia mas, por fim, toma rumos interessantes.

Termino puxando a bola pro Davi, que se apresentou dizendo que vivia e sobrevivia de mp3 e internet. Como é que vamos viver com essa história toda?

A experiência de fazer esse papo com um cenário e intervenções multimídia surgiu da idéia de tornar a coisa mais dinâmica e, ao mesmo tempo, apresentar possibilidades que aliementem a criatividade do pessoal para a hora que eles terão que criar os projetos. Foi muito bom. Pena que muitas pessoas vão chegar só amanhã e que o debate não foi tão quente.


Leo,,

Nenhum comentário: