sexta-feira, agosto 18, 2006

Ministério Público quer fechar sede do Google no País

Notícia completa no Estadao.com.br

O
escritório da empresa no Brasil poderá ser fechado, caso o Google
Brasil continue se recusando a fornecer os dados de 29 criminosos
cadastrados no site de relacionamentos.

E
a atitude do Ministério Público Federal não ficou só nisso. Em parceria
com a ONG Safernet, que defende os direitos humanos na internet, foi
elaborado um relatório bastante detalhado sobre as páginas do Orkut que
veiculam conteúdo impróprio - pornografia infantil, neonazismo,
incitação a crimes, maus-tratos contra animais, homofobia e
intolerância religiosa são algumas das denúncias que constam do
relatório.

(Pra contextualizar com o que vem rolando em outros países. Na China, o Google bloqueu acesso a alguns sites pra poder entrar no país, mas isso não safou de também ser bloqueado depois)

Essa discussão dá pano pra manda.... Google é processado pelo que seus usuários fazem... LimeWire é processado pelo que seus usuários fazem, KazAa é processado e paga uma nota preta...

Na minha modesta opinião. O futuro aponta para um cenário onde, para se fazer o que se faz com todas esses serviços (google, gmail, orkut, kazAa, etc) não dependeremos de empresas e serviços comerciais (ao menos no que se refere a software...). Mesmo em relação a infra-estrutura (servidores, por exemplo), o p2p ainda está engatinhando e creio que infra-estruturas descentralizadas se desenvolverão muito nos próximos anos.

Nesse cenário, não importa que serviço (software ou rede) se usa, mas sim o protocolo, ou seja, que língua se fala. Todas as redes se cruzam em um grande Xemelê.

Essa sensação vai de encontro a primeira impressão que eu tive do orkut, quando alguém o descreveu pra mim: "é um lugar onde cada um tem sua pagina, vc conhece pessoas que tem interesses em comum com o seu, troca ideias, etc...". Na época eu pensei, "ué, mas isso não é a internet?"...

E viva a descentralização.

Leo,,

Um comentário:

Eyevan disse...

E todos aqueles velhos dinossauros tentando perpetuar sua vida, pouco a pouco perdendo o controle sobre a "nova" realidade.

E aí, Léo? Como andam as coisas por aí?

Abraços