quarta-feira, agosto 23, 2006

Small is Beautiful

Numa entrevista que fiz com Gil lá em Tunis, ele citou, sem explicar, a expressão "Small is beautiful". Dalton me contou depois que se tratava de um livro de economia dos anos 70.

Fiquei com isso na cabeça e outro dia achei o livro em um sebo. Em um movimento pouco usual comecei a ler pelo último capítulo, porque fui atraído pelo título: "Novos Modelos de Propriedade".

Nesse capítulo, o autor (E. F. Schumacher), narra uma experiência muito interessante. A da Scott Bader Co. Ltd.

Um dia o dono da empresa tomou uma decisão radical. Fundou a Scott Bader Commonswealth (comunidade) e transferiu a posse da sua empresa para a comunidade. Depois disso, concordou com seus novos sócios, agora os membros da comunidade em criar uma constituição; uma série de princípios que regeriam a comunidade, a propriedade da empresa e seu modo de funcionamento.

Os princípios são muito interessantes:

Na minha opinião, o mais interessante, que diz que a "firma permanecerá como um empreendimento de dimensões limitadas"... "Ela não passará de aproximadamente 350 pessoas". Se o crescimento for inevitável, ele será feito "ajudando-se a criar novas unidades plenamente independetes organizadas" segundo os mesmos princípios.

Há uma série de princípios que regulam o nível de pagamento, evitando descrepâncias muito grandes entre cargos distintos. Outro que coloca que até, no máximo, 40% do lucro pode ser usado para pagamento de bônus e que, o mesmo valor (ainda dentro desses 40%) deverá ser destinado a fins caritativos.

A comunidade existe até hoje e parece manter os princípios que, segundo o site, foram ajustados as mudanças sociais.

Esse exemplo me pareceu bastante interessante pois vai de encontro a muitas coisas que vejo estarem acontecendo agora. A volta da produção local, do pequeno produtor, como alternativa econômica aos frangos-mutantes, a soja-transgênica, a música-produto, a educação-elitista e a saúde-pra-quem-pode-pagar.

O Digital Business ecosystem, outra experiência interessante nessa área, deve ter bebido nessa fonte.

Leo,,

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Leo!
Porra cara, muito louca a idéia.
Cai naquela idéia de descentralização que a gente já conversou.
Legal saber q a idéia foi implementada nos anos 70 e que perdura até hoje.
Quem sabe um dia essa idéia possa contagiar todas as pessoas...E a gente possa ver o fim do mundo corporativista.
A idéia de descentralização, se vc pensar, é muito antiga e vem sendo seguida até hoje por muitas tribos indígenas.Muitas culturas primitivas se preocuparam com o limite da sua expansão e exploração.
Pra mim parece cada vez menos utópico o mundo com o dinheiro menos centralizado, as fortunas com limites mais razoáveis e, consequentemente, uma divisão de bens mais justa.
Abs